Esse foi o melhor jantar da nossa temporada uruguaia. Fasano Las Piedras mantém quase a mesma sofisticação que os Fasanos de terra brasilis. Digo quase, porque, por mais o maitre tenha nos reconhecido e dado uma atenção especial, senti o atendimento um tom abaixo do que vemos por aqui, seja no Fasano ou Gero.
No geral, a noite transcorreu perfeitamente, mas também, entrando no campo da subjetividade que está implícito nas experiências gastronômicas, nossos amigos são os melhores, minhas companhias eram the best. :) Fora isso, o ambiente é lindo (poderia ser um pouco mais iluminado), madeira, pedra e vidro por todos os lados em uma propriedade escandalosa de bonita e a comida, bem, a comida merece umas boas linhas a mais.
Para agradar a todos, metade da mesa bebeu tinto, a outra, branco. Mas claro, eu esqueci de tirar foto. Pedimos um Montes Alfa Cabernet Sauvignon e o branco, se não me falha a memória, um Chablis. Provei as duas entradas, uma carpaccio de peixe branco e um polvo. Estavam deliciosas, com destaque para o carpaccio, super bem temperadinho com um vinagrete, fazia par perfeito com pequenas torradas crocantes.
Os principais se repetiram. Tivemos polenta com ragu de ossobuco, massas frescas recheadas, massas de grano duro e paleta de cordeiro com cabelinho de anjo. Gente, pára tudo. O que foi aquela paleta de cordeiro? Estranhamente foi o meu pedido e já na primeira garfada tive certeza porque pedi o bichinho, sem nem ao menos ser muito fã de cordeiro. Foi intervenção divina. Juro. Plagiando o que li em algum lugar esses dias, aquela paleta ultra macia cozida em fogo baixo por oito horas, que desmanchava ao toque do garfo e dispensava o uso da faca, era certamente o cordeiro que estás a tirar os pecados do mundo e dar-nos a paz. Ahhhh se era! A única ressalva é que poderia vir com um pouquinho mais de molho- aqui para vocês posso confessar o inconfessável- para eu quase secretamente passar o pãozinho depois no prato e prolongar um pouquinho mais aquele momento de êxtase absurdo de bom. Uhhh.
Para adoçar o paladar o tradicional mil folhas, um lindo.
O custo benefício é bom, os pratos tem a média de U$ 40, o que equivale ou muitas vezes fica até abaixo, dos valores de muitos restaurantes brasileiros. Para um jantar tão delicioso, para não dizer divino novamente, vale demais.
Serviço: Fasano Las Piedras, Punta del Leste, Uruguai.
Tel: 598 4267 0000 / 0707
http://www.laspiedrasfasano.com/